quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sobre Mim e o Criador


     Eu hoje acredito em Deus, embora tenha existido um tempo em minha vida onde neguei sua existência. Meus amigos ateus me acham menos inteligente pela minha crença, e meus amigos religiosos talvez me achem um cara de pouca fé, por ter duvidado da existência do Criador. Todavia prefiro acreditar em algo que duvidei, questionei e formei um conceito, do que acreditar cegamente em algo só porque alguém me impôs.
     Fui criado e educado por uma mãe extremamente religiosa e praticamente vivi dentro da igreja até os meus onze anos. Com o tempo o meu senso crítico foi despertando e eu fui descobrindo que não concordava com muita coisa que não podia ser mudada por ali, e decidi não participar mais.
     Então eu passei a duvidar da existência de um Deus e depois passei a negá-la. Hoje, depois de muito pensar no assunto, acredito que ele existe, embora a imagem que eu faça dele seja diferente da que a maioria das religiões faz. Não voltei a frequentar a igreja porque não sinto necessidade e porque continuo a discordar de algumas coisas, mas defendo que as igrejas têm um papel importante na vida da maioria, só nao sinto necessidade de uma hoje.
     Se eu rezo? rezo sim. Não as orações prontas que aprendi quando criança. Minha oração consiste em uma conversa informal quase toda noite e nos momentos que acho conveniente. Não peço nada em minhas "orações" porque acredito que tenho mais do que preciso. E o que eu não tenho, cabe somente a mim ir atrás.
     Minha religião é definida por mim mesmo. Meu conceito de religião é fazer o bem e o meu conceito de pecado é fazer mal a terceiros, por ação ou omissão. E talvez uma das frases mais verdadeiras que tenha ouvido na minha educação na igreja tenha sido essa: A fé remove montanhas. Acredito no poder que a fé tem. Fé é você confiar cegamente em algo, sem pensar em outra possibilidade.Não estou falando de fé em Deus.Se você não acredita nele, pra mim é como se você torcesse para um time diferente do meu: a gente vai concordar em discordar e isso não vai mudar a imagem que faço de você nem eu vou ficar tentando te convencer a "torcer para o meu time".
     A medicina já mostrou que pacientes que acreditam de verdade em sua melhora aumentam exponencialmente as chances disso acontecer. Isso é fé. E milagres são coisas desejadas, mas bem improváveis, que acontecem quando alguém acredita mesmo que é possível.
     Cada religião tem sua maneira de buscar Deus e uma suposta salvação, e cada uma delas acredita que a sua maneira é melhor, é assim no mundo todo. Eu tenho a minha própria religião, minha maneira de acreditar nas coisas e de me relacionar e acreditar no criador, onde quer que ele esteja.
     E por aqui até dizem que Deus é brasileiro. Mas, na verdade, acho que Deus mora onde a gente deixa ele entrar...
Por @TarcisioAlves

Um comentário: