sexta-feira, 15 de abril de 2011

Assim caminha a humanidade

     Cansei de ouvir pessoas falando coisas como "Esse mundo está perdido...", "A humanidade está cada dia pior...", ou ainda "No meu tempo não era assim...". Pois digo que muitas vezes era assim, sim.

     Não foi agora que surgiram os distúrbios psicológicos, a maldade que leva alguém a assassinar um igual, ou vários deles, por motivos banais. Um dos casos mais famosos de serial killer ocorreu há alguns séculos, e também naquele tempo apareceu alguém para dizer que aquilo era o fim dos tempos e blá-blá-blá...
     A corrupção, a desigualdade social, a miséria e outras tantas mazelas estão presentes desde o início das civilizações só que, agora, estão sendo cada vez mais expostas e combatidas, graças à facilidade de exposição que as novas mídias trazem. O mundo começa a abrir os olhos. Começa a enxergar coisas que antes nunca lhe foram mostradas e, assim, melhor direcionar seus esforços, já que agora pode focar melhor em seus alvos.

     Eu vou contar um segredo: Ao contrário do que a maioria gosta de pregar, o mundo está melhorando. É isso mesmo que você acabou de ler, quer ver? As boas ideias hoje podem ser divulgadas por todo o mundo com uma facilidade e velocidade espantosas, quando antes precisavam da aprovação de uma grande editora ou dos grandes nomes que detém o controle dos meios de comunicação em massa. Eu, por exemplo, posso não ter uma conta bancária mas, o que eu escrevo aqui, bom ou ruim, pode ser lido em quase todos os cantos do mundo. As pessoas vivem mais - a expectativa de vida vem aumentando no mundo todo e a sociedade tenta corrigir suas falhas que antes eram ignoradas e bem aceitas, como a exclusão social das minorias.

   Boa parte dos brasileiros ainda é pobre, é verdade. Mas os pobres de hoje têm tv's, celulares, computadores (ou acesso a eles nas inúmeras Lan Houses). Enquanto os pobres de gerações anteriores, muitas vezes, sequer tinham energia elétrica.

      Vou parar por aqui para não ficar maçante.

     Abram os olhos às coisas boas, ao invés de serem negativos. O que tenho para lhes dizer hoje é isso: Coisas ruins sempre aconteceram para nos ensinar e nos fortalecer mas, apesar de tudo, o mundo está cada dia melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário